O doutorado e suas fases

O fim da tese

Terminei a tese essa semana. Graças a Deus.Tese ótima. Não só eu achei, mas também a banca.

O fim de uma jornada de 4 anos! Dá pra acreditar?! 4 anos pensando só em uma coisa: a tal da tese. E ainda trabalhando em meio período.

Confirmando o que o título de doutor nos permite, o poder de sistematização, posso resumir a trajetória em seis fases principais. Pelo menos, essa foi minha experiencia.

Primeiro, as matérias. Obrigatórias e opitativas! Muitas, sem fim. A maioria desnecessárias para o meu tema de pesquisa…

Depois a redefinição do tema. Por que eu, como a maioria dos doutorandos mudam o rumo durante a trajetória. E aí foi aquela agonia. Leituras e mais leituras, para a definição do objeto.

Depois de saber o que fazer, vem todo o trabalho imenso de sistematização da bibliografia: da leitura de autores chave até os poucos conhecidos. Sim, temos que saber tudo o que se diz sobre o tema!Super demorado

A outra fase é quando se está perto do fim. Finalmente eu tinha uma tese! Mas, faltam agora os ajustes. O orientador lê e  recomenda inserir mais coisas e/ou retirar excessos. Teve um período aí de leva e traz e conversas prolongas. Discussões interessantíssimas. Nesse período, meu orientador também aproveitava para me testar em minhas ‘certezas’.

A tese final pronta: imprime, envia para a banca e espera a hora da defesa. Nos 15 primeiros dias alegria total. Sossego e tranquilidade. Nos quinze dias restantes, a ansiedade só faz aumentar. Essa quinta fase é bem mais curta.

O dia da defesa. Ah! Esse dia também pode ser considerado uma fase! A menor e a mais tensa! Ansiedade no nível 1000! Mas conforme foi se dando seu desenrolar fui ficando tranquila. A banca foi ótima e tudo correu bem. Ao final, palmas.

Saí pra comemorar. Que felicidade! ainda tenho outras comemorações agendadas. Afinal, foram vários os grupos de amigos torcendo por mim.

Ainda está caindo a ficha que sou doutora. Mas, sou doutora!!!! Currículo lattes atualizado.

Fiz esse blog para falar um pouco do que está por vir…das coisas que vou fazer daqui pra frente. Mas, também um pouco do já passou. Vou compartilhar a experiência com os que estão chegando agora ainda meio assustados com essa nova etapa.

Bem vindos ao meu blog!!

Estela

Anúncios

Um comentário sobre “O doutorado e suas fases

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s